Volvo FH540 é o mais vendido pela sexta vez

O anúncio do caminhão mais vendido do Brasil não foi nenhuma surpresa para os transportadores brasileiros. O Volvo FH 540 é o hexacampeão deste ranking. E de goleada, faturou 7.765 emplacamentos no ano passado. Para completar, o segundo mais comercializado foi o FH 460, que registrou um total de 4.956 vendas no mesmo período. Os números foram divulgados pela Fenabrave.

“Nosso modelo se destaca pela avançada tecnologia, que resulta em mais segurança, economia e produtividade aos transportadores dos mais diversos segmentos”, diz Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Para o executivo, a consagração do modelo vem de seus principais atributos: “É um veículo extremamente robusto, com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo retorno financeiro aos transportadores em todo o ciclo de operação.”

Tecnologia IA

O Volvo FH já soma mais de 200 mil unidades entregues desde seu lançamento no Brasil, fruto das novidades disruptivas que sempre apresenta. Na linha 2025, por exemplo, traz recursos de Inteligência Artificial. O I-See, tecnologia capaz de prever as subidas e descidas da estrada, agora reconhece antecipadamente também curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.

Outra novidade importante do 2025 é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa IA para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. As informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança para o motorista ao alertar sobre situações de risco que poderiam passar desapercebidas.

Retrovisores

A Volvo introduziu no modelo 2025 a opção de retrovisores por câmeras, com substancial ganho de visibilidade. Associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais.

Outra vantagem é uma excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina.

 

A refinada movimentação das câmeras traz uma enorme vantagem, pois elas se ajustam automaticamente para seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro. Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição agora pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho ótico possibilitava antes.

Além disso tudo os retrovisores por câmeras diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e proporcionam notável redução de consumo de combustível e menos ruído ao cortarem o ar, pois são muito menores do que os espelhos óticos tradicionais.

Do agro à indústria

O FH540, na versão 6×4, é o modelo mais procurado pelo agronegócio brasileiro, principalmente para o transporte de grãos, em operações de longa distância, nas operações de transferência entre o campo e os portos e às indústrias.

Por sua vez, o Volvo FH460, na versão 6×2, tem larga aplicação nos segmentos de cargas industrializadas, operações logísticas, cargas fracionadas, transporte de veículos, entre outros.

“É um caminhão com versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro”, comemora Cavalcanti.

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