Volkswagen é líder pela vigésima vez
A Volkswagen Caminhões e Ônibus manteve a liderança por mais um ano no mercado de caminhões em 2023. E, como sempre, também o fez, na vice-liderança do mercado de chassi de ônibus, com vendas de 4.490 chassis produzidos pela Volksbus.
De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram licenciados 27.018 caminhões VW, o que corresponde a cerca de 25% do volume total. O maior destaque foi para o VW Delivery 11.180, o caminhão mais vendido do mercado, excetuando os modelos extrapesados: 4.518 unidades entre suas versões Euro V e VI.
Vigésimo campeonato
“Se considerarmos nosso mercado competitivo, esta é nossa vigésima liderança de mercado em caminhões no Brasil, é uma marca histórica para a Volkswagen Caminhões e Ônibus que tem 42 anos de existência”, observou Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa.
Segundo o executivo, a montadora tem muito a comemorar também na sua participação no mercado de chassis de ônibus. “Também temos muito o que comemorar com nossa família de chassis, que completou três décadas em 2023 e os Volksbus são vice-líderes desde o lançamento. Além disso, seguimos com nossa estratégia de internacionalização para fortalecer as exportações e nossa posição global.”
Além do Delivery 11.180 em suas versões Euro V e Euro VI, outro caminhão VW que se posicionou entre os mais vendidos do país foi o Constellation 24.280. A VWCO ainda liderou as vendas nos segmentos de médios e semipesados, e se destacou em comerciais leves com 1.898 unidades do Delivery Express.
Fé também nos elétricos
A montadora ainda tem expandido suas negociações com o e-Delivery para promover a transição do mercado à eletrificação. O veículo continua a atender nichos e, na maior parte das comercializações, em pequenos volumes. Mas o modelo está preparado para as mais diferentes aplicações e já pode ser encontrado de Norte a Sul do país, com mais de dez implementos diferentes.
“Seguiremos motivados a ampliar nossa oferta seja com nossos modelos a diesel ou elétricos e teremos novidades para o mercado. Até 2025 concluiremos nosso atual ciclo de investimento de R$ 2 bilhões para lançar novas tecnologias focadas em uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica ou com a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. Também seguiremos avançando na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes”, antecipa Cortes.