Uma renovação de 1.200 chassis de ônibus

Numa das maiores negociações do segmento de transporte rodoviários de passageiros, a Mercedes-Benz concluiu uma das maiores vendas de ônibus para um cliente de sua história.
Foram comercializados nada menos que 1.200 chassis de micro-ônibus, ônibus urbanos e rodoviários com o Grupo Comporte. O objetivo é cumprir o programa de renovação de frota da empresa, abrangendo operações urbanas, rodoviárias e de fretamento.
Dos 1.200 chassis, mais da metade, 620 deles já estão em operação ou em processo de encarroçamento.
O pacote inclui 120 unidades do micro-ônibus LO, 188 da linha OF urbana, 130 de modelos para fretamento e 182 rodoviários. Cerca de 400 unidades foram destinadas a empresas da companhia no Estado de São Paulo, mais 200 para a Região Sul e 20 para Brasília.
História de respeito
“A renovação de frota é um compromisso anual da nossa empresa. Com a marca Mercedes-Benz, encontramos chassis de ônibus e soluções para todas as demandas das nossas operações urbanas, rodoviárias e de fretamento. Isso proporciona mais segurança, confiabilidade e melhor custo operacional para os nossos serviços”, afirma Joaquim Constantino Neto, CEO do Grupo Comporte.


“Com uma parceria de longa data, de mais de 50 anos, fazemos a programação de compras com até 6 meses de antecedência, a fim de dar previsão e confiabilidade na aquisição. Desta forma, seguimos mantendo um excelente relacionamento com a Mercedes-Benz, tanto com a fábrica, quanto com a rede de Concessionários.”
Desde a década de 1950, o Grupo Comporte é referência na oferta de alternativas de mobilidade. Desde sua fundação por Nenê Constantino (Constantino de Oliveira). Ao longo das décadas seguintes, as operações foram se fortalecendo por meio de crescimento sustentável e parcerias que mantêm o Grupo Comporte na liderança dos mercados em que atua.
Atuação multimodal
O Grupo Comporte, conhecido também como Grupo Constantino, é um dos mais estruturados e relevantes operadores de mobilidade do Brasil. Por meio de aquisições e processos licitatórios e seletivos continua a crescer, proporcionando mobilidade de qualidade para a população, que são, afinal, os seus clientes.
Paralelamente a esse crescimento há um enorme e permanente esforço para que as bases e estruturas administrativas das empresas controladas e da holding sejam exemplares, tanto em pessoas quanto em sistemas e equipamentos dos mais avançados. Na atuação do Grupo são priorizados os clientes, o aprendizado e a evolução da mão de obra, os procedimentos e os resultados. A partir dessas premissas, busca qualidade e eficiência em todos os níveis.
Toda a jornada do Grupo foi construída com esforço, competência e uma boa dose de ousadia. Diversos momentos foram chave para o crescimento. Dentre eles, pode-se citar desde oportunidades de mercado no setor aéreo até as mais recentes conquistas no setor de trilhos, por meio de processos licitatórios dos mais complexos já vistos no mercado brasileiro.
Parceria de longa data
“É uma grande satisfação e orgulho seguir atendendo expressivamente a família Constantino, um cliente fiel, amigo de décadas, que a cada ano, seja nos momentos mais estáveis ou instáveis do Brasil, vem renovando sua frota com ônibus da nossa marca, sempre com a preocupação de fazer a economia avançar e obviamente em manter um transporte de qualidade e eficiente para a população”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Dos micros aos rodoviários, passando pelos modelos urbanos, nossos produtos entregam força, robustez, durabilidade, segurança e conforto para motoristas e passageiros, além de excelente custo operacional para as empresas do Grupo Comporte, contribuindo para a rentabilidade desejada”, acrescenta Walter.
O executivo ressalta: “O atual portfólio, que atende à norma Euro 6, traz uma acentuada redução de emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo assim para a qualidade do ar e a proteção ambiental. Isso está alinhado ao compromisso da nossa Empresa com a mobilidade sustentável e com os pilares ESG”.
Liderança absoluta
De janeiro a junho deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil liderou as vendas de ônibus no País na categoria acima de 8 toneladas de pbt. Foram emplacadas 4.944 unidades, representando cerca de 43% de todo o mercado de ônibus. Esse volume de vendas representa um crescimento de 21% em relação às 4.079 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.
No segmento de ônibus urbano, a liderança da Mercedes-Benz é ainda mais destacada em 2025, com 3.218 unidades emplacadas até junho, o que significa 74% de participação de mercado. No segmento rodoviário, foram 1.267 unidades vendidas até junho, com aproximadamente 49% de participação. No segmento de fretamento a marca é líder no acumulado de janeiro a junho, com 711 unidades emplacadas e 47% de participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *