A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel, PR, é uma daquelas raras companhias brasileiras a dobrar o meio século de vida. E com uma história de sucesso e expansão constantes.
Em 50 anos a empresa passou de quatro funcionários para 500, de três caminhões para 130, de atuação regional para operações em 8 estados e entregou mais de 190 milhões de toneladas em cargas em mais de 4.5 milhões de viagens.
Nestes anos transformou-se em uma das empresas referência na terceirização e suporte aos mais de 255 mil motoristas responsáveis por mais de 1.500 viagens por dia. “Somos uma empresa consolidada no mercado logístico seja por nossa capacidade de entrega seja por investirmos constantemente em tecnologia e formação de motoristas”, diz Ivo Ilario Riedi Filho, CEO da Transvale.
Sustentabilidade
A empresa foi fundada originalmente em 28 de julho de 1975, em Palotina, também no Paraná, para escoar a produção de grãos do grupo I.Riedi. Em 1985, a empresa expandiu suas operações para atender empresas como Cargil, Coopersucar e Bunge, ampliando sua frota própria e expandindo as parcerias com motoristas terceirizados, além de inaugurar sua sede própria.
A matriz da Transvale permaneceu neste local até a inauguração das instalações em Cascavel, PR, em 2012, onde permanece até hoje.
Atualmente a Transvale é composta por mais de 70 filiais distribuídas em oito estados brasileiros, além da base operacional de Cordeirópolis, SP, estabelecida em 2024. A empresa transporta açúcar, grãos, insumos agrícolas, biomassa, cargas industriais entre outros produtos.
A frota de 130 caminhões tem embarcadas tecnologias para a operação mais limpa possível. Um terço dos veículos já está equipado com placas solares, responsáveis por dobrar a vida útil das baterias.
Segurança
A Transvale também tem um histórico de investimentos em programas de segurança no transporte de carga. O Programa Caminhos Seguros é um exemplo, além de cursos de direção consciente realiza a capacitação frequente dos motoristas.
Os caminhões estão equipados com Telemetria, Logger e Cerca eletrônica (indica áreas de risco, curvas, limites de velocidade etc). A coleta de dados de todas as viagens é constante e fundamental para a gestão eficiente das operações.
Todos os veículos dispõem de câmera DMS (Driver Sattus Monitoring), com Inteligência Artificial, que reconhece os movimentos faciais do motorista revelando fadiga e distração. O suporte tecnológico se completa com a Torre de fadiga, sistema de monitoramento contínuo que emite alarme quando detecta qualquer condição do condutor que possa causar acidente.
Ação social
Os motoristas autônomos parceiros da Transvale recebem a mesma atenção e o suporte nas mais de 70 filiais da empresa em oito estados. Os parceiros recebem pacote de vantagens como abastecimento, vale pedágio, pagamento de fretes entre outros.
Todo esse investimento e preocupação foram reconhecidos. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.
A empresa tem iniciativas como a formação de novos motoristas, programa Menor Aprendiz, protocolos de inclusão de PCD e o desenvolvimento de lideranças femininas.
500 funcionários
A Transvale tem sede administrativa em Cascavel com 22 mil m² e emprega mais de 500 colaboradores, distribuídos entre a sede e as suas 70 filiais em oito estados brasileiros. A empresa mantém frota de 130 caminhões próprios e uma gama de implementos rodoviários graneleiros, tanques, basculantes, sideres e piso móvel.
A empresa atende clientes de norte a sul do país transportando granel, insumos agrícolas, combustível, biomassa, cargas industriais e peletizadas. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.
Transvale chega aos 50
