Scania Plus é até 8% mais barato
A Scania tinha planos para oferecer veículos com preços mais acessíveis bem à frente da concorrência. O novo presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, Simone Montagna, foi apresentado oficialmente e, para começar com o pé direito, anunciou o lançamento da família Plus ao mercado, caminhões que têm custo inicial entre 6 e 8% menor que os da linha Scania Super.
Parte de outra ação para perseguir a oferta de veículos cada vez mais sustentáveis, os Plus têm propulsores Euro 6 com potências de 450 e 540 cv, faixas mais vendidas pela empresa no país. Os novos cavalos mecânicos da Scania complementam o portfólio Euro 6. Em adição a isso, outra iniciativa da montadora é o lançamento dos Serviços Scania PRO, em substituição aos PMS.
Montagna é o novo presidente da Scania
“O mercado geral de caminhões e ônibus passa por um período de ajustes. A Scania permanece arduamente trabalhando ainda mais ao lado dos clientes e da rede de concessionárias, para oferecer as soluções mais rentáveis e que garantam o máximo em disponibilidade”, analisa Simone Montagna, o novo líder da empresa no Brasil.
“No atual cenário, é importante reforçar que o cliente está sempre em primeiro lugar e pode contar com o apoio do completo leque de soluções financeiras via Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, desde novembro, com nosso novo negócio, a Scania Locação.”
Setor de chassis de ônibus pesados reagem
Já o segmento de chassis de ônibus mostra sinais mais firmes de retomada das vendas, após sofrer os maiores impactos negativos da pandemia. Exemplos de negócios importantes no segmento se destacam, principalmente nos segmentos de ônibus rodoviário e de turismo.
A fabricante também segue firme nas demonstrações de suas opçôes para veículos mais sustentáveis como o ônibus movido a gás natural veicular e/ou biometano. Encerrando no final deste mês de maio a passagem por Curitiba, onde obteve excelentes resultados operacionais, o modelo seguirá para Londrina em junho.
Objetivo é oferecer menor CTO para o transportador
“Tudo o que planejamos em 2022 estamos entregando em resultados para nossos clientes. São um sucesso os nossos lançamentos para 2023, a nova linha P8/Euro 6 de caminhões, a gama Super, a Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 e as novas linhas P8/Euro 6 de caminhões e ônibus a gás, que reforçam o propósito de elevar o mercado a um patamar de ecossistema sustentável”, diz Montagna.
O executivo garante: “Temos um custo total de operação imbatível para soluções de transporte e logística com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros.”
Caminhões Scania Plus têm menor preço
Este é o principal motivo de a montadora lançar a nova gama Plus. Voltam as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, agora com os propulsores Euro 6 e pacotes completos. São três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4.
“A gama Plus chega para complementar o mix rodoviário. O topo de linha continua sendo o Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior. E, mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos mais de 4 mil unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.
Linha Plus chega a torque máximo de até 2.700 Nm
“A gama Plus atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super, com um custo de aquisição mais competitivo. Entendemos que havia uma oportunidade, escolhemos as recentes potências campeãs de vendas 450cv e 540cv e adicionamos pacotes completos de segurança e conforto. Cobriremos ainda mais demandas em diversos perfis de operações e de clientes”, explica Nucci.
Para começar, o Scania R 450 Plus, desenvolve 450 cv de potência e torque máximo de 2.350 Nm e duas configurações, uma 4×2 e outra 6×2. Só isso já credencia os modelos a uma grande diversidade de aplicações. O Scania R 540 Plus 6×4, por sua vez, chega a 540 cv de potência e conjugado máximo de 2.700 Nm, ideal para composições de nove eixos.
Nucci lembra que apesar de incluir menor número de sofisticações que os Scania Super, os veículos da gama Plus oferecem economia de 20% + 2% em relação com linha anterior – os Super chegam a 20% + 8%.
Três diferentes pacotes diferentes de cabines
Os motores são Euro 6 de 13 litros e saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm de potência de frenagem, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão. Os modelos são oferecidos com três pacotes: Segurança, Conforto e Eficiência.
O Segurança oferece airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista) um item exclusivo da marca, AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto. Já o Conforto dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth e o pacote Eficiência é composto por defletores laterais e no teto.
Plus e PRO visam economia para o cliente
No capítulo de serviços, a partir do próximo dia 16 de junho, o Programa de Manutenção Scania PMS, dará lugar aos Serviços Scania PRO, que engloba todas as novas soluções de serviços. O Scania PRO chega para oferecer um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota do cliente rodar mais.
“Com os Serviços Scania PRO, evoluímos nossos serviços para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas. Esta reorganização completa, com centenas de avanços, que muitas vezes o cliente não vê, fará toda a diferença no dia a dia da agilidade do atendimento nas Casas Scania”, diz Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.
Novos serviços têm maior abrangência
Os Serviços PRO estão divididos em três categorias e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, processos mais ágeis e simples, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e a novidade de um apoio 24 horas via linha direta 0800, para eventuais dúvidas, dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções etc.
A modalidade Scania PRO Control oferece manutenção otimizada para a redução de custos, utilizando a exclusiva inteligência dos planos Flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação, e, consequentemente, maior tempo de rodagem dos caminhões.
Vantagens extensíveis para os transportadores
Entre outras vantagens estão incluídas a cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano do veículo e pacote de conectividade Avaliação do Motorista, que, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo Aplicativo Scania Driver, demonstra a pontuação individualizada e entrega recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível, de forma simplificada. As manutenções deverão ser realizadas em qualquer Casa Scania, pelo agendamento, que é realizado pela rede em todo o Brasil.
Os Serviços Scania PRO Personal são ferramenta de gestão da disponibilidade, com proteção de itens preventivos, três anos de cobertura trem de força e chance de personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower e pacote de conectividade Avaliação do Motorista.
Control Tower faz gestão ativa da eficiência
O Control Tower traz a solução que realiza uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania. Ele pode até mesmo ser capaz de identificar, remotamente, se há problemas em algum dos caminhões conectados à torre de controle da Scania. E, age imediatamente na correção para que os veículos retornem à operação o mais rápido possível.
Já o Scania PRO Premium vai oferecer a cobertura mais completa das soluções de serviços da marca no Brasil. Estão incluídos os itens preventivos e corretivos, possibilidade de personalização complementar e quatro anos de cobertura completa.
Atuais planos seguem valendo até a validade
Além da Control Tower, pacote de conectividade Desempenho (gestão de frota com acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução de cada motorista), Data Access (que permite ao transportador integrar os dados de conectividade de sua frota diretamente em seus sistemas internos por meio de ‘APIs’ – ferramentas que viabilizam a geração de relatórios customizados da empresa –, integração com sistemas logísticos, de gestão de ativos, entre outros).
Os Serviços Scania PRO estarão disponíveis apenas para novas contratações. Os atuais planos continuam valendo até o encerramento da atual validade. Migrações poderão ser feitas, sem problemas, após o encerramento do acordo vigente.
Segmento de chassi de ônibus renasce
No segmento de chassi de ônibus as esperanças são grandes. Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania, acredita que a geração Euro 6 de ônibus da companhia permita que a marca ganhe valiosos pontos no mercado.
“Estamos oferecendo um custo total de operação bastante eficiente, com uma economia de combustível substancial e ótimas propostas de soluções financeiras e operacionais”, assegura Mendonça.
Ele lembra que os chassis são os mesmos da Europa, além de alternativas com motores movidos a gás. “Hoje nossa carteira já atinge 150 grandes empresas nacionais”, comemora. A carteira inclui viações do naipe de uma Gontijo, Expresso Nordeste e Viação Santa Cruz.