Renault Kangoo volta à carga revigorado
Renault apresenta sua nova picape compacta Kangoo, visando a conquistar um bom quinhão do mercado do segmento. Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil comenta que o país representa o terceiro mercado do mundo da montadora e quer expandir participação do veículo.
Para ampliar ainda mais sua participação no Brasil, a montadora investe pesado para tanto. Os aportes chegam a R$ 5,1 bilhões para o quinquênio e reforçam o sucesso da montadora no segmento. Para se ter ideia a Renault Master é líder do mercado na sua faixa nos últimos oito anos e tem novidade importante para reforçar sua posição.
A Renault tem presença destacada, especialmente na Europa, e já contabiliza 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Com participação de 16% no mercado de LCV – veículos comerciais leves – da Europa, ocupando o segundo lugar naquele continente.
Customização
No Brasil o sucesso da Renault se destaca pela oferta de mais de 100 transformações homologadas, e aprovadas também na França. para os mais diversos setores da economia como versões customizadas para saúde, serviços, perecíveis, entre outros.
O executivo comenta que o novo Kangoo tem tudo para repetir o sucesso dos furgões Master. “O utilitário atende às três premissas básicas exigidas pelos compradores, pois o veículo obedece às restrições de circulação dos grandes centros, tem todos os atributos para servir de veículo de última milha e permite transportar mais encomendas que todos os concorrentes do segmento.”
Para adicionar, é preciso somar a isso a experiência da Renault e seu forte relacionamento com os clientes dos segmentos de distribuição e logística. Muitos deles também usuários da líder Master.
Produção argentina
A certeza do sucesso vem da reunião de soluções que permitem operar um veículo de grande praticidade, economia e robustez. Produzido na planta de Santa Isabel, em Cordoba, na Argentina, o novo Kangoo chega depois do lançamento da versão Kangoo eTech no ano passado.
O elétrico, aliás, vem apresentando um desempenho a contento, com as registradas 186 unidades comercializadas desde seu lançamento no ano passado.
O novo Kangoo é a combustão e tem como missão seguir o sucesso das Master, oferecendo muita comunização como a rede de atendimento Pro+, os meios de financiamento, a forte rede de 44 concessionárias dedicadas aos comerciais compactos e leves.
Potência
Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault, que chama o novo Kangoo de “Filho da Master”, observa que o novo Kangoo foi exaustivamente testado através de mais de 400 mil km e foi desenvolvido na versão flex.
A capacidade máxima em volume é de 3,3 m³ e a carga líquida máxima é de 750 kg, ideal para as aplicações de distribuição, operações logísticas, serviços e última milha.
O motor 1.6 flex SCe desenvolve 115 cv para um torque máximo de 15,7 kgfm, governados por uma transmissão mecânica de cinco marchas. Diferencial importante é o acionamento é por corrente, muito mais confiável que os realizados por correia.
Custo quilômetro
O consumo médio urbano apurado foi de 11,3 km/l. Os técnicos da montadora prometem ainda um baixo custo por quilômetro rodado chegou a R$ 0,93/km, enquanto o de seu maior concorrente é informado por R$ 0,95/km.
As manutenções preventivas têm o amparo de 44 lojas Pro+, além de 281 pontos de vendas. Isso garante uma abrangência de 88% do território nacional.
O propulsor é o mesmo que o utilizado pela Oroch e a Duster, incluindo o sistema GSI indicador de mudança de marcha. A suspensão é Mac Pherson na dianteira e molas helicoidais na traseira com barra de torção.
Grande capacidade
A direção eletro-hidráulica garante a leveza e precisão. A segurança tem a confiabilidade do airbag duplo. O entre-eixos mede 2,88 m, nada menos que 96 mm maior que a concorrência, permitindo maior capacidade volumétrica ao minifurgão, característica fundamental aos clientes distribuidores de encomendas e operação de última milha.
Quanto às informações, elas estão a cargo do MediaNav 7” pelos sistemas Apple Car Play e Android Auto. Sem discussão. Muita precisão e agilidade.
Muito importante para os segmentos que deve atender, a nova Kangoo oferece um conjunto de porta objetos soma 33 litros. Isso para atender aos clientes proprietários de pequenos negócios que transformam a cabina em escritório volante.
Custo de operação
Já Alex Dias, diretor de Vendas a Empresas da Renault, ressalta sobre o predicado mais sensível às pequenas empresas clientes: o baixo custo total de operação.
Ele explica: “O novo Kangoo foi desenvolvido como furgão, não como um derivado de automóvel. Desde a sua concepção assim foi e por isso hoje oferece características de conectividade, custo de manutenção muito mais favorável que o apresentado pelos concorrentes”.
Para o executivo, todos esses cuidados garantem ao novo Kangoo um custo até R$ 1.000,00 menor a cada 60 mil quilômetros rodados em comparação com os concorrentes.
Cesta básica
Tudo está preparado para manter um fluxo linear de importações de 250 veículos por quinzena via porto de Paranaguá. Já o preço sugerido, para as versões de cor prata etolie e branco é de R$ 120,8 mil. Além da oferta de vários tipos de financiamento, o novo Kangoo, segundo Dias, tem uma cesta básica cerca de 20%. Em relação ao líder do segmento, a cesta do Kangoo chega a R$ 25.034,00 contra R$ 31.252,00 do concorrente.