Pessoal da Reunidas celebra amizade em grupo

Um exemplo de convivência e perfeito relacionamento começou com uma mera reunião de amigos da empresa, para se transformar em algo a comemorar. E muito. Tudo começou como convivência profissional dentro da Reunidas, empresa de transporte com sede em Caçador, SC.
A longevidade desse relacionamento levou um grupo de ex-funcionários, unidos pelas experiências vividas na estrada e nos bastidores da operação, a consolidar os laços criados ao longo de muitos anos de trabalho.
Com 75 anos de história, a Reunidas é uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Sul do Brasil, com unidades em diversas cidades, principalmente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
A forte presença regional fez com que muitas famílias tivessem gerações de colaboradores na empresa, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os funcionários.
História antiga
A história dos “Amigos Reunidas” começou em Curitiba, PR, onde alguns dos colaboradores ficavam hospedados por longos períodos devido às escalas e horários de viagem.
“Ficávamos em Curitiba, onde tinha uma casa em que todo mundo se hospedava, e como a gente passava bastante tempo juntos, acabamos nos tornando uma família — é gente com muito tempo de empresa, uns com cinco, até 30 anos de casa. Depois que fecharam alguns setores, continuamos conversando, até que acabamos montando o grupo dos ex-funcionários e fomos marcando os encontros”, lembra Adilson Frare, um dos idealizadores do grupo.
Adilson trabalhou na empresa por 15 anos e deixou o quadro de funcionários em 2015, ocasião em que a empresa encerrou algumas linhas em Erechim. Mesmo assim ele manteve o vínculo com a Reunidas, prestando serviços sazonais de fretamento durante as temporadas.
Com o passar dos anos, o sentimento de pertencimento e carinho pela empresa permanece. “O pessoal que continua trabalhando na Reunidas sempre nos atende muito bem. Mantemos amizade com todos, e sempre que precisamos, somos atendidos”, reforça Adilson.
Celebrar amizade
O grupo foi criado oficialmente no WhatsApp em 2021 e reúne atualmente cerca de 90 participantes. O mais recente encontro aconteceu no último dia 9 de novembro, em Erechim, RS, no mesmo dia em que a Reunidas celebra sua fundação. Mais de 100 pessoas, entre ex-funcionários, colaboradores atuais e familiares, participaram da confraternização.
As jornadas e os períodos de descanso compartilhados entre uma viagem e outra ajudaram a solidificar os laços entre os colegas. “Isso criou uma amizade grande mesmo, de respeito e companheirismo. Tanto que, se alguém precisar de ajuda, não importa a cidade, a gente dá um jeito de atender”, relembra o motorista.
“Sempre falávamos em marcar uma confraternização, mas ficava só na conversa. Até que um amigo faleceu em um acidente e, durante o velório, percebemos que era hora de nos reunirmos e celebrarmos a vida enquanto ainda há tempo.”
Laços fortes
Os encontros também contam com a presença da família Caramori, fundadora da Reunidas. Nilton Caramori, sobrinho do fundador Selvino Caramori, é um dos apoiadores do grupo e costuma auxiliar na organização.
Este ano, o evento contou também com a presença de Sandoval Caramori, filho do fundador. “Ver de perto o carinho e o sentimento de união que essas pessoas mantêm pela Reunidas, mesmo depois de tanto tempo, é algo que nos emociona”, confessa Sandoval.
“A empresa foi construída com o esforço e a dedicação de muita gente, e perceber que ela também construiu amizades e histórias que seguem vivas é o maior legado que poderíamos ter.”
O próximo encontro ainda não tem data definida, mas deve ocorrer em Chapecó, SC. Mais do que uma empresa de transporte, a Reunidas se tornou parte da história de vida de milhares de pessoas. E, entre lembranças e quilômetros percorridos, o grupo “Amigos Reunidas” mostra que algumas conexões — assim como as boas viagens — não têm ponto final.
Com seus mais de 70 anos de história, a Reunidas é uma das companhias mais tradicionais do setor de transportes no Sul do país. São mais de 1,6 mil profissionais diretos atuando nas frentes de transporte de passageiros, fretamento, turismo e transporte de cargas. Por ano, a companhia transporta mais de 1,4 milhão de pessoas, 110 mil toneladas no segmento de cargas e conta com mais de 400 veículos na frota. Suas operações abrangem o sul, sudeste, centro oeste e nordeste do país, além da Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *