Olivo lança porta contêineres para 20´ e 40´
Para atender um mercado em expansão – o segmento de contêineres cresceu 13,2% em 2022 -, a Olivo apresenta novo porta contêineres para caminhões-tratores 4×2 e 6×2. A movimentação de contêineres tem sido expressiva, apesar do aumento absurdo dos fretes desses cofres de carga.
Assim, o Grupo Olivo, com sede em Siderópolis, SC, apresenta mais um produto destinado às operações logísticas no segmento pesado. “Estamos ampliando nossa oferta para atender mais segmentos de mercado”, diz Clauber Hipolito, gerente Comercial do Grupo Olivo. “Trata-se de um setor em crescimento”, adiciona.
O porta contêiner Olivo está dimensionado com 12 engates para transportar contêineres de 40 pés e quatro engates para acomodar contêineres de 20 pés. O produto pode ser acoplado em caminhões-trator com tração 4×2 e 6×2. “Dessa forma cobrimos um leque maior de operações logísticas”, explica Hipolito.
Projeto busca máxima disponibilidade
Estruturalmente as vigas são em perfil em “I” de aço de alta resistência com travessas em perfil em “U” interligadas. O pino rei é flangeado, de duas polegadas, em acordo com a norma NBR 5548.
O conjunto de suspensão é mecânico, do tipo balancin sem necessidade de lubrificação, com suportes de mola estampados em aço estrutural, braços tensores fixos e reguláveis e molas semi-elípticas de 13 toneladas.
O sistema rodante é composto por eixos tubulares com capacidade técnica de 13 toneladas, freios a ar, tambor 16 de 1/2”x 8” com ABS e duas linhas, serviço e emergência, que confere mais segurança à operação. As rodas, em número de 13 em aço de 8,5”x22,5”.
O porta contêiner tem sua superfície preparada com jato de granalha e pintura em tinta PU com dupla função: preservação contra intempéries e acabamento. O produto dispõe de sistema elétrico com luzes 100% de LED como equipamento de série.
Mercado de contêineres tem muito a crescer
O segmento de Porta Contêiner está em crescimento e tem muito mais ainda a crescer no Brasil. De acordo com dados de emplacamentos divulgados pela Anfir, no ano passado foram vendidas 3.067 unidades, enquanto, o mercado absorveu apenas 2.710 produtos em 2021. O resultado foi uma evolução de 13,17%.
Segundo levantamento da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no primeiro trimestre de 2023 o quarto produto mais movimentado nos portos brasileiros foram os c contêineres. “O implemento rodoviário porta contêiner faz parte da logística de movimentação e o crescimento da demanda estimula a entrada do Grupo Olivo nesse segmento de mercado”, conclui o executivo.
O Grupo Olivo é formado por Olivo Implementos Rodoviários, Olivo Componentes e Peças e Olivo Guindastes e está sediado em Siderópolis, SC. O grupo iniciou suas atividades em 2005 como fabricante de componentes e peças para implementos rodoviários.
A empresa
Depois de se consolidar no mercado como fornecedor de qualidade e confiança, o Grupo Olivo ampliou suas instalações industriais e iniciou a produção e comercialização de implementos rodoviários nas linhas Leve e Pesada.
O portfólio do Olivo abrange produtos como semirreboques basculante minério, basculante graneleiro, basculante 4º eixo, basculante cavaqueira, basculante bitrem, basculante rodotrem, carreta graneleiro, carreta graneleiro 4 º eixo, carreta carga seca, e a linha baú lonado sider e sider 4º eixo, semirreboques articulados para transporte de madeira reflorestada, Julieta para transporte de madeira reflorestada, semirreboque porta-contêiner para 20 e 40 pés e cavaqueira com piso móvel de até 110 m³.
Já na linha Carroceria sobre chassi a empresa produz caçambas meia cana, meia cana minério, standard, cilindro frontal, agrícola e para transporte de madeira reflorestada. A empresa também atende, com sua engenharia, ao desenvolvimento de projetos personalizados.