O Arocs 3351 agrada ao transporte florestal

O Arocs 3351 agrada ao transporte florestal

Escolhido por oferecer força, robustez, tecnologia e disponibilidade, o caminhão extrapesado Mercedes-Benz Arocs vem conquistando espaço consistente nas severas operações de transporte off-road. Desta vez, o Arocs 3351 6×4 foi escolhido pela VDA para uma nova operação florestal no interior de São Paulo.

O cliente adquiriu 36 unidades para transporte de eucalipto na região de Jacareí, no Vale do Paraíba, para abastecer fábricas de celulose de importantes players do setor. A venda foi fechada pela Rodobens Veículos Comerciais.

A ampliação de frota da empresa desta vez integra 35 unidades do Arocs 3351 6×4 na versão plataforma, para operação com implemento “Romeu e Julieta”, além de um cavalo mecânico para uso com semirreboques. Quase todas as unidades já estão em operação, com alguns ainda recebendo a implementação.

Bons resultados

“Eu conheci o Arocs primeiramente na Alemanha, durante o Salão IAA”, diz Paulo Dartora, acionista da VDA e responsável pela logística de operação dos caminhões. “Como já tínhamos uma ótima referência com extrapesados Mercedes-Benz Axor off-road na nossa operação, que nos traziam bastante êxito e um bom desempenho, escolhemos então o Arocs vislumbrando também a continuidade desta relação de confiança na marca. Quando o Arocs foi lançado no Brasil, a Rodobens nos apresentou o produto e aí gostamos muito do que vimos.”

 “Já tivemos uma primeira fase de treinamento na entrega dos caminhões e novas etapas estão sendo programadas com a Mercedes-Benz, o que irá nos ajudar a extrair o máximo de desempenho dos Arocs, focando ainda no melhor consumo e custos operacionais”, afirma Paulo Dartora.

Solução completa

Com essa aquisição, o cliente passa a contar com mais de 100 caminhões Mercedes-Benz na frota, entre eles um Actros 2653 6×4 mix-road, que vem sendo utilizado no transporte de eucalipto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul.

Isso representa aproximadamente 45% da frota total da empresa. A marca também tem a forte presença de 70% na frota de ônibus de fretamento para os setores florestal e de mineração, outro braço de negócios do grupo.

“A cada dia, o Arocs vem mostrando sua versatilidade e produtividade nas severas operações fora de estrada, ampliando sua presença em segmentos de mineração, construção pesada, obras de infraestrutura e agora também como madeireiro e canavieiro”, comenta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Satisfação

“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pelo fato de o Arocs ter sido escolhido para uma nova operação da VDA, empresa que é referência no setor florestal no Norte do Brasil e também no Estado de São Paulo”.

“Nosso Arocs oferece força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando também conforto para os motoristas, além de produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que eles alcancem a rentabilidade desejada”, destaca Jefferson.

“E para a Vale do Amazonas estamos entregando uma solução ainda mais abrangente, envolvendo Plano de Manutenção Best Basic, telemetria e gestão de frota FleetBoard, Mecânico Dedicado e financiamento do Banco Mercedes-Benz.”

Versão com 530 cv

Com motor de 495 cv e câmbio automatizado, o Arocs 3351 6×4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K), sendo indicado a operações off-road em atividades de transporte da cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras.

O desempenho do trator Arocs baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro, o Arocs 3353 S 6×4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de pbtc para o segmento canavieiro, com CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Também na cana

A Linha Arocs 2024 tem outras novidades: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6×4, elevando ainda mais o conforto do motorista; airbag opcional para mais segurança ao condutor; e FleetBoard com leitor de cartão. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortalece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.

A linha de extrapesados Arocs da Mercedes-Benz também faz sucesso como basculante 8×4 em operações severas fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6×4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade) e Retarder opcional.

O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira, afirma Jefferson.

“Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Empresa

A VDA pertence a um grupo empresarial fundado há 60 anos com o transporte de passageiros no interior do Estado do Paraná. Os sócios atuais – os irmãos Paulo, Cleto e Francisco Dartora – são a quarta geração da família a comandar a empresa.

O grupo engloba transporte e logística para os setores florestal e de mineração, além de fretamento de ônibus, locação de máquinas e equipamentos e ainda locação de veículos para clientes das duas unidades de negócio. Além de atuar nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, está presente também no estado de São Paulo, operando nas cidades de Itapetininga, Lençóis Paulista e agora também em Jacareí.

revtransporte

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