Depois de uma aparente queda de relevância entre os usuários no último quadrimestre de 2024, notícia divulgada pela Mercedes-Benz Trucks recupera o ânimo dos produtores de caminhões elétricos.
Reflexo dos altos custos dos veículos com autonomia para viagens de longa distância e a crise europeia que levou a extinção dos incentivos à sua compra, a Amazon dá um grande alento para os comerciais elétricos.
A gigante americana do ecommerce é a responsável pela maior encomenda de caminhões elétricos Mercedes-Benz da história. Os 200 eActros 600 vão operar na Alemanha e Reino Unido. A estimativa é que essa frota deverá transportar mais de 350 milhões de encomendas por ano.
“Estamos muito contentes que a Amazon, pioneira na transformação para propulsões alternativas, tenha escolhido o nosso eActros 600, um divisor de águas para o transporte sustentável”, disse Karin Radstrom, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.
O modelo em questão, o eActros 600, tem capacidade de 600 quilowatts/hora e integra um novo eixo de transmissão elétrico que garante ao veículo uma autonomia de 500 quilômetros para um pbtc de 40 toneladas.
Com essa capacidade para uma perna de viagem, os eActros incorporados à frota da Amazon poderão cobrir mais de 1.000 km/dia. Tal percurso será possível com uma recarga feita durante o período de descanso ou almoço do motorista.
Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS). As baterias do eActros 600 são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), caracterizadas por uma longa vida útil.