A Mercedes-Benz resolveu apostar na utilização do biodiesel como combustível de caminhões e ônibus no Brasil. A “terceira via” na área de tração começou a ser testada em dois caminhões e dois ônibus que atravessarão o país do sul até Belém, sede da COP 30.
O ponto de partida desse raide foi a fábrica da Be8 em Passo Fundo, RS, com paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, SP, e em Brasília até chegar a Belém do Pará.
Os veículos são abastecidos com biodiesel Be8 BeVant® e com diesel B15 para um teste comparativo de emissões, O validador da metodologia e responsável pela medição é o Instituto Mauá de Tecnologia.
Comparativo de emissões
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, iniciaram o teste no dia 21 de outubro, na viagem batizada de “Rota Sustentável COP 30”. O objetivo é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam o Actros Evolution 2553 6×2 e o ônibus O 500 RSD 6×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.
O ponto de partida foi a fábrica da Be8 em Passo Fundo, RS, e totalizará mais de 4 mil quilômetros percorridos. pelas estradas brasileiras.
Dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles será abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial.
O mesmo comparativo será efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.
Exposição
Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional durante o evento.
“Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos tops de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
“O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura.”
Para o executivo, ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente.
Renovável
O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.
“A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização“, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Parâmetros
As medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.
Os cálculos comparativos de emissões de CO2e serão suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que irão mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.
A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.



