A Mercedes-Benz do Brasil apresenta durante o Seminário Nacional NTU 2025, entre amanhã, 11 e 13 de agosto, em Brasília, as tendências da mobilidade e do transporte coletivo urbano.
O evento organizado da NTU tem como tema “Rotas para um transporte público mais sustentável”, e reunirá toda a comunidade dos transportes urbanos. Vários painéis serão realizados ao longo dos dois dias, abordando assuntos como a política nacional de transporte público coletivo, tarifas, inteligência artificial e gestão por dados, mobilidade urbana e capacidade de investimento do setor. Também ocorrerá o lançamento dos movimentos “NTU Mulher” e “NTU Jovem”.
A Mercedes-Benz leva para o evento duas soluções que são referência em sustentabilidade: o ônibus elétrico eO500U e o sistema de gestão de frota FleetBus. O eO500U reforça o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana.
Menor emissão
O FleetBus é um exemplo. É um sistema de telemetria e conectividade desenvolvido para gestão de frotas de ônibus. O serviço permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Isso também traz benefícios como redução no consumo e menos emissão de poluentes.
No dia 13 de agosto, entre 11h00 e 12h30, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, participará do Painel “Inovação Tecnológica Veicular e Transição Realista”, que abordará os caminhos para a redução de emissões da frota nacional e etapas a serem vencidas para uma transição energética realista, frente aos desafios e oportunidades de cada região do país.
Compartilhamentos
“O Seminário Nacional NTU ocupa posição relevante no Brasil ao promover debates de ideias e propor ações efetivas sobre tópicos relevantes e fundamentais para o desenvolvimento do transporte coletivo urbano no País. O tema deste ano demonstra a sintonia da NTU com as tendências locais e globais da mobilidade e seus desafios e oportunidades”, ressalta Walter Barbosa.
“Sustentabilidade e mobilidade também fazem parte do foco diário e de ações concretas da Mercedes-Benz, em alinhamento com a estratégia ESG. Vale citar, por exemplo, o nosso ônibus elétrico eO500U, totalmente desenvolvido e produzido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana”.
Ao mesmo tempo, segundo ele, o seminário NTU é uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimento e experiências, numa cooperação mútua que é essencial para consolidar as soluções sustentáveis no transporte coletivo urbano, trazendo benefícios para os usuários, os operadores, o meio ambiente e a sociedade com um todo.
Elétricos
O principal cartão de visita da empresa é o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U, 100% a bateria, produzido em série desde o final de 2022 na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
O chassi já conta com 266 unidades. Mas não é só, a Mercedes-Benz mantém parceria com a Eletra, que já resultou na entrega de 167 chassis para aplicação de sistemas de tração elétrica. O estado de São Paulo tem sido o destino final de 100% dessa frota de veículos com tecnologia elétrica da marca.
“Atualmente, nosso ônibus elétrico também vem sendo testado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, informa Walter Barbosa.
“Vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo começará a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina.”
Também está em destaque no seminário o FleetBus, sistema de telemetria e conectividade FleetBus da Mercedes-Benz desenvolvido especificamente para gestão de frotas de ônibus. Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, ele está disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até os semi-novos produzidos a partir de 2012 – neste caso, é necessário instalar o kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.
Diagnóstico de falhas
Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente instalado.
“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, afirma Walter Barbosa.
“Dessa forma, o gestor passa a contar com informações dos veículos e do comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.
Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade, onde e quando os eventos ocorreram, entre outras) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução.



