MB lança versões pesadas da linha Atego

MB lança versões pesadas da linha Atego

Com o lançamento dos modelos 1933 4×2, cavalo mecânico rodoviário, e do 3133 6×4 off-road, nas versões plataforma, basculante e betoneira, a Mercedes-Benz estende a família Atego para 13 caminhões.

Agora os Atego atendem as categorias de caminhões médios, semipesados e pesados, com múltiplas configurações de cabinas e tração. São quatro tipos de cabinas, Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo e chassis nas configurações 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4.

Desta maneira, a linha Atego, cuja renovação começou no início do ano, passa a atender as aplicações que eram atendidas pelos caminhões Axor. Os dois modelos lançados agora elevam a linha a 13 versões diferentes e de grande versatilidade, adequadas a diversos segmentos.

 Segurança e conforto  

“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

 Para o executivo, a linha Atego amplia agora sobremaneira sua aplicabilidade: “Além de preservar os atributos do Axor, amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas, os novos Atego oferecem mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança, conforto r menor custo de manutenção”.

Com a adição dos novos modelos, a linha Atego passa a ser a maior família de modelos do portfólio da Mercedes-Benz. Este conta ainda com os caminhões Accelo (leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road).

Linha campeã

“Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, anuncia Ferrarez. Para ele, somente no segmento de semipesados, a linha alcançou 28% de participação no primeiro semestre, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.

A renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso `As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução.´ Ferrarez reforça: “A gente não para de evoluir e de inovar”.

O executivo destaca que a linha Atego já obtém grande sucesso junto a frotistas, transportadores, autônomos e motoristas por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. “Atendemos todas as demandas dos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Atego 1933 LS 4×2

O novo extrapesado Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933.

O veículo foi desenvolvido para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques baú carga seca ou frigorificado, sider, contêineres e vários outros.

Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atende a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de pbtc (peso bruto total combinado). O cavalo nasce com a nova identidade visual dos Atego rodoviários e padrão da Linha Actros.

Câmbio rápido

“O Atego 1933 é equipado com o consagrado motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades”, diz Ferrarez.

“Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”.

Com robustez de caminhão extrapesado, o novo Atego 1933 se destaca pelo chassi similar ao do Actros, com eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos. Isso traz mais resistência, menos manutenção e mais produtividade para a operação.

Suspensão a ar

O Atego 1933 conta com suspensão traseira pneumática de série e com quatro bolsas de ar, para facilitar o acoplamento de implementos. Além disso vem com  controle remoto da suspensão no posto do motorista, que facilita a atividade para o operador e aumenta sua produtividade.

O novo Atego 1933 pode vir com tanques de diesel de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.

O conforto conta ainda com a cabina mais espaçosa do mercado, climatizador e ergonomia total com o posto do motorista ergonômico e banco de até 11 regulagens.

A segurança é garantida por vários sistemas como Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e o Top Brake.

O volante multifuncional simplifica as coisas em conjunto com a alavanca de câmbio na coluna de direção. Isso evita que ele tire as mãos do volante durante a operação, contribuindo para a sua segurança. A partida é por botão, de acordo com o conceito de chave inteligente, mais prática para o condutor.

Atego 3133 6×4

O Atego 3133 6×4 traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs. “Ouvindo os pedidos dos clientes e dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”, resume Ferrarez.

O trator Atego 6×4 é oferecido nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para operar em aplicações severas como a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

O motor OM 926 LA de seis cilindros desenvolve 321 cv de potência, com torque máximo de 1.250 Nm. Era o motor que equipava o Axor 3133, agora compatível com a legislação Euro 6. O propulsor é governado pela transmissão automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, para otimizar as trocas de marchas.

Resistência

O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. De série, ele vem com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada.

Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, o veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez. Tal propriedade o faz ideal para aplicações como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e apoio.

O Atego 3133 pode receber engate para reboque e itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.

As opções de tanque de diesel são a de 300 e a de 600 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, de acordo com a aplicação, sem a necessidade de muitas paradas para abastecimento.

Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.

revtransporte

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