Mercedes já exportou 350 mil motores
A Mercedes-Benz do Brasil comemora mais um marco histórico, no primeiro trimestre deste ano registrou o motor exportado de número 350.000. Fato que contribuiu muito para isso foi a característica da fábrica de São Bernardo do Campo não só produzir motores Euro 6, mas também versões Euro 3 e Euro 5. Estas são exportadas para países que têm outras legislações.
Neste rol encontram-se países na América Latina, África, Ásia, Oceania e Oriente Médio. “Nesses mercados ainda exportamos muitos veículos, tanto caminhões como ônibus”, explica Celso Salles, diretor de Produção de Caminhões & agregados. Ele lembra ainda que esses motores também equipam caminhões e ônibus de marcas da Daimler Truck, enviados para unidades da Companhia nos Estados Unidos, México, Argentina e Alemanha.
Motores estão nos quatro cantos do mundo
A Freightliner Trucks, empresa da Daimler Truck North America (DTNA), utiliza motores brasileiros em alguns de seus tradicionais caminhões na América do Norte. Além disso, a Daimler Truck da Alemanha utiliza motores produzidos no Brasil para equipar veículos destinados a aplicações específicas da agricultura, mineração e de uso florestal e militar.
Para celebrar esse marco histórico, a Empresa reuniu colaboradores e gestores na própria linha de produção, evento do qual participaram Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Celso Salles, diretor de Produção de Caminhões & Agregados e Matthias Kaeding, diretor de Compras & Cadeia de Suprimentos.
MBB se tornou polo mundial de exportação
“Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes já entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano”, afirma Achim Puchert.
“Nossos principais clientes, Argentina, México e Estados Unidos, seguem muito satisfeitos com nossos produtos. Além disso, expandimos o portfólio para a Alemanha, que recebe motores Euro 3 para veículos CKD (veículos desmontados para produção local dos compradores) que atendem diversos mercados.”
Com isso, em 2019, nos tornamos o polo mundial de exportação de motores clássicos, o que é motivo de muito orgulho para a Mercedes-Benz do Brasil. Agradeço muito o empenho e a dedicação de nosso time em manter a qualidade e a pontualidade das entregas. Juntos, vamos construir o caminho em direção aos próximos 350.000 motores de exportação”.
Motores também seguem conceitos da Indústria 4.0
A Mercedes-Benz ampliou os conceitos da Indústria 4.0 em sua fábrica de São Bernardo do Campo e os estendeu a uma nova Linha de Produção de Motores. Com isso, a Empresa consolida-se como a mais avançada em tecnologia 4.0 em seu setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e Linha de Chassi de Ônibus em 2020.
“Isso traz ganhos ao processo. A atual Linha de Motores é mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas”, diz Salles. “Além disso, alcança ganhos de eficiência em logística devido à aplicação de AGVs para distribuição de peças no entorno da linha e armazenamento próximo ao ponto de consumo.”