Mercedes-Benz eActros já opera na Europa
Depois do início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600 no final de novembro na fábrica de Wörth, as primeiras entregas aos clientes já ocorreram. A expectativa é da entrega de 50 caminhões elétricos à bateria para viagens de longa distância até o final do ano.
Essencial no processo foi o financiamento às empresas pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transporte. A maioria dos eActros 600 produzidos nos primeiros meses será inicialmente enviada para filiais e concessionários para uso como veículos de demonstração.
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: “Com uma autonomia de 500 km como caminhão de 40 toneladas, sem precisar de recarga intermediária, o eActros 600 é um verdadeiro divisor de águas para a eletrificação do transporte de longa distância. “O transporte de longa distância é responsável por cerca de 2/3 das emissões de CO2 do segmento rodoviário pesado na Europa”, lembra ela.
Nove empresas de transporte devem receber o eActros 600 ainda este ano. O subsídio estatal para veículos comerciais pesados com sistemas alternativos de propulsão ajudou. Os clientes receberam benefícios do Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transportes.
O objetivo é incentivar a aquisição de veículos comerciais leves e pesados com sistemas de propulsão alternativos e ecologicamente corretos, além da infraestrutura de abastecimento e recarga associada. A política de financiamento é coordenada pela Organização Nacional para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível, com os pedidos sendo aprovados pelo Escritório Federal de Logística e Mobilidade.
O elétrico eActros 600
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária com um pbtc de 40 t.
O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia, utilizando a recarga intermediária durante os intervalos de descanso do motorista, mesmo sem que a recarga seja feita em megawatts, torna isso possível, desde que haja opções de recarga disponíveis. Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS).
As baterias do eActros 600 são de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), caracterizadas por uma longa vida útil. A engenharia da Mercedes-Benz desenvolveu o eActros 600 para uma vida útil de até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação.
Após esse período de uso, o estado da vida útil da bateria ainda deve estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de bateria, mais de 95% da capacidade instalada também pode ser usada com a tecnologia LFP. Isso permite uma autonomia maior com a mesma capacidade instalada de baterias.