Marcopolo Rail Prosper chega ao Chile

A Marcopolo Rail anuncia o início da entrega das três composições de dois carros do modelo Prosper para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, responsável pela gestão da rede ferroviária, fundada em 1884 e uma das empresas públicas mais antigas daquele país.

As unidades Diesel Multiple Units (DMUs) foram produzidas no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul, RS, em unidade fabril dedicada à produção dos veículos ferroviários e que atende rigorosas normas de fabricação.

Com essas capacidades a Marcopolo garante fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção consolida a atuação no mercado internacional graças ao seu domínio do desenvolvimento e produção de veículos ferroviários.

Evolução do sistema

“A entrega de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile, nos consolida como fabricante referência para a América Latina e reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este fornecimento também contribuirá significativamente para o avanço da infraestrutura ferroviária daquele país, promovendo um transporte mais eficiente e seguro”, explica Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

As composições são bidirecionais e, para isso, oferecem portas em ambas as laterais. Cada carro tem capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados em poltronas com apoio de braço, e 143 em pé.

A bidirecionalidade dos carros permitirá uma operação mais eficiente, já que o trem não precisará atingir as plataformas giratórias para inverter seu curso e poderá retornar de qualquer ponto da via.

“Nos enche de satisfação ver este novo trem iniciando o seu percurso, fazendo parte da renovação de um serviço cheio de história e emblemático da Região do Maule. Este serviço é muito apreciado por todos os habitantes, que em breve poderão testemunhar o salto de qualidade mais importante que este serviço teve em seus mais de 60 anos. A incorporação deste primeiro trem, que é o primeiro de três, reflete o compromisso do governo do Presidente Gabriel Boric em oferecer um transporte público de qualidade e reimpulsionar os trens no Chile”, comenta Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz.

 

Os modelos vão contar ainda com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado, portas USB e mesa dobrável no encosto. Os trens, ainda, terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.

As composições vão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile, que passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura e vai beneficiar 325 mil pessoas da região. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule.

“Este é um grande passo na modernização do serviço ferroviário na região e também para uma rota tradicional e centenária, aonde estamos chegando com mais segurança e confiabilidade. Esses novos trens permitirão que nossos passageiros viajem com maior conforto e acessibilidade universal, fortalecendo a conectividade e o transporte sustentável no Maule”, comenta o Presidente da EFE, Eric Martin.

As obras de renovação dos trilhos receberam aprovação técnica do National Monuments Council (os trilhos e estações são listados como Monumentos Históricos). Essa nova infraestrutura reduzirá o tempo de viagem das atuais 3 horas e 15 minutos para apenas 2 horas e 45 minutos, levando em consideração as paradas nas estações ao longo da rota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *