Librelato inaugura complexo em São Paulo

Nova fábrica da Librelato é inaugurada em Guarulhos, SP, faz parte de um complexo industrial e comercial, o Librelato Center SP, de 27 mil m². A meta é fornecer cerca de dois mil implementos por ano e garantir uma participação de 15% em São Paulo.
Outra novidade do complexo é a instalação de uma concessionária da marca. Isso atende a um novo conceito de showroom e atendimento consultivo para os transportadores e operadores logísticos instalados num dos principais corredores logísticos da grande São Paulo.
O novo Complexo Industrial e Comercial em Guarulhos integra fábrica e concessionária própria em uma área de 27 mil m² e representa um marco na estratégia de expansão da companhia no Brasil.
A área integra áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. O desenho prioriza fluxos logísticos curtos, integração entre manufatura e vendas e infraestrutura para treinamentos e capacitação. Trata-se de uma unidade concebida para elevar a produtividade, reduzir prazos e aprimorar a jornada do cliente — do pedido à entrega, passando por serviços e pós-venda.
Menores prazos
Para a CEO da Librelato, Simone Martins, o investimento na nova unidade faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais. “Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, em nossos clientes e no setor de transporte”.
Este investimento estratégico evidencia o potencial do Grupo e sua determinação em seguir contribuindo para o desenvolvimento do país. Ao expandir a atuação para a Grande São Paulo, a empresa deixa de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e descentraliza a produção.
“Aumentamos nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e a satisfação plena dos nossos parceiros”, explica Simone.
Com essa nova unidade, a Librelato fortalece sua rede, otimiza custos logísticos e amplia a competitividade no setor de implementos rodoviários nacional, consolidando-se como parceira estratégica ideal de transportadores autônomos e grandes frotistas no país.
Produtos
Na nova unidade industrial serão produzidos furgões de alumínio, furgões lonados, porta contêineres, graneleiros e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas.
Localizada próxima a polos industriais e centros de distribuição, o novo complexo fortalece a presença da marca no maior mercado consumidor do País e abre caminho para fortalecer as exportações.
“Vamos fortalecer ainda mais a nossa presença no Brasil e no exterior, mantendo a qualidade e a confiabilidade que sempre foram a base da Librelato. Nossa estratégia é clara: crescer com responsabilidade, inovação e compromisso com as pessoas”, afirma Simone.
Alta capacidade
Inicialmente, a nova operação terá 50 funcionários diretos em um turno, podendo duplicar esse número. A nova unidade industrial tem por capacidade instalada de produzir dois mil implementos/ano em regime CKD. Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca Librelato no estado de São Paulo se iguale à média nacional, hoje em torno de 15%.
Em 2024, a Librelato manteve posição entre as três maiores fabricantes do país, com 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca.
No mesmo ano foram atendidos cerca de 3.3 mil clientes, com crescimento de 5 pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022. Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 pinos vendidos apenas no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista, fortalecendo o relacionamento com grandes empresas e ampliando a base de clientes na região Sudeste.
Maior disponibilidade
A nova concessionária Librelato Center SP conta com showroom de peças e implementos, áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio.
Também está disponível uma oficina para manutenções corretivas e pós-vendas, que contribuirá sobremaneira para aumentar a disponibilidade de equipamentos dos usuários da marca.
A partir da nova estrutura, a Librelato passará a contar com novos pontos de atendimento técnico complementares nas regiões de Guararema, Embu das Artes, Jundiaí e São Bernardo do Campo, além de suporte de rede credenciada no estado.

“Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo, além de otimizar pontos de manutenção garantindo que o implemento rodoviário esteja sempre trabalhando”, diz João Librelato, diretor Comercial e Marketing da Librelato.
“O Librelato Center SP nasce como concessionária própria e parte de um novo Complexo Industrial e Comercial, estrategicamente localizado para aproximar a marca dos principais corredores logísticos da Grande São Paulo. A estrutura une showroom e atendimento consultivo à engenharia para especificação por aplicação, customizações e entrega técnica, além de permitir maior inteligência de mercado por meio da operação direta com clientes e concessionários. Isso possibilita mapear tendências, ouvir o mercado com mais agilidade e responder rapidamente, seja com soluções de pós-venda, seja com melhorias nos produtos.
Pós-venda
Com equipe certificada e ligação direta com a fábrica, o pós-venda ganha agilidade em peças e serviços, enquanto a integração ao ecossistema Librepar amplia a proposta de valor com Libreparts (peças de reposição), Librelato Financial (soluções de financiamento), Consórcio Nacional Librelato e a inteligência de dados da Sigaway para gestão de frotas.
O resultado é uma experiência de ponta a ponta — da escolha do implemento à operação — com prazos menores, custos mais previsíveis e a segurança de uma operação própria da marca.
No Brasil, a rede reúne 42 postos de venda e 43 oficinas homologadas, enquanto a Libreparts reforça o atendimento com 31 lojas e 8 boxes dedicados a reposição de peças. Fora do País, a marca avança com postos de venda no Chile (1), Argentina (5), Uruguai (1), Bolívia (3), Paraguai (6) e Colômbia (1), garantindo proximidade com clientes estratégicos e maior agilidade na entrega de soluções e serviços em toda a região.
“A área de manufatura da Librelato, incluindo a nova unidade de São Paulo, está inserida em um plano contínuo de investimentos voltado à modernização das plantas industriais. Esse movimento estratégico tem como foco a ocupação otimizada dos espaços fabris e a internalização total dos serviços, sem terceirizações, com o objetivo de aprimorar o fluxo produtivo, elevar os padrões de qualidade, reduzir custos operacionais e acelerar o atendimento ao cliente”, diz Rodrigo Corso, diretor de Manufatura da empresa.
Rumo a produção 4.0
O Librelato Center SP entra em operação com foco em agilidade e escala. A estratégia é adotar o formato CKD (Completely Knocked Down), com os implementos sendo fabricados e expedidos desmontados a partir da matriz, em Içara, SC, para montagem em SP, eliminando a fase de produção e desenvolvimento, o que otimiza a logística, reduz custos e facilita a entrega em diferentes regiões.
Com isso, a unidade amplia a capacidade de expedição, melhora a conexão com o cliente e garante movimentação logística mais eficiente, encurtando prazos do pedido à entrega.
Segundo Corso, o objetivo é de digitalizar 100% das unidades industriais da empresa no Brasil até 2028. Incluindo máquinas de dobras, corte térmico, gabarito, com implantação de telas touch screen ao longo da produção para checar a montagem correta dos implementos, considerando também uma produção 100% paper less até o final deste mesmo período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *