A Brado anunciou a ativação do início das operações da maior rota ferroviária do Brasil, conectando o estado de São Paulo (terminal de Sumaré) ao Maranhão (terminal de Davinópolis) pela Ferrovia Norte-Sul. Um marco para a logística multimodal brasileira.
A operação, realizada por composições porta contêineres, foi viabilizada pela parceria formada pelas concessionárias Rumo e VLI, e fortalece sobremaneira as rotas domésticas e o transporte de carga industrializada no Brasil
A nova rota multimodal tem como destaque o mercado interno, replicando a operação já consolidada no fluxo São Paulo – Mato Grosso, pelo terminal da empresa em Rondonópolis.
Viabilização
O fluxo de subida, de Sumaré, SP, para Davinópolis, MA, visa atender clientes de grande porte com produtos essenciais como materiais de higiene e limpeza, materiais de construção, defensivos, fertilizantes, nutrição animal, alimentos, bebidas e papel, abastecendo a população e os produtores da região. No fluxo inverso, o transporte é de bens industriais.
Os testes operacionais, iniciados em julho, demonstraram a viabilidade e o potencial do projeto. Até o momento, já foram realizadas oito viagens, transportando no total 504 contêineres carregados com mais de 10,9 mil toneladas de produtos.
Todas as viagens foram concluídas com 100% pontualidade e total segurança das cargas. Com um percurso de 2.732 km pelos trilhos, a rota representa um avanço na integração logística, ligando o norte e nordeste ao sudeste e demonstrando a capacidade da ferrovia de transportar mais do que apenas commodities.
Redução de emissões
Para Luciano Johnsson, CEO da Brado, a nova operação é um avanço fundamental na logística nacional: “Esta nova rota multimodal Maranhão-São Paulo representa um marco estratégico para a Brado e para a logística brasileira, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da integração e interoperabilidade entre diferentes malhas e concessionárias ferroviárias, conectando o Norte e o nordeste ao sudeste”.

O modal ferroviário é uma solução de transporte de longa distância mais eficiente e sustentável, principalmente para transferência de grandes massas. A utilização da ferrovia nesta rota contribuirá diretamente para a redução de até 85% na emissão de CO2 em comparação ao transporte exclusivamente rodoviário. Em 2024, os clientes da Brado deixaram de emitir mais de 320 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão anual de 69 mil carros.
A operação de 2.732 km percorre duas concessões ferroviárias: 2.098 km da Rumo (entre Sumaré/SP e Porto Nacional/TO) e 634 km da VLI (entre Porto Nacional/TO e Davinópolis/MA).
Desenvolvimento
“Em um país continental como o nosso, a logística é um fator determinante de competitividade e sustentabilidade. Poder viabilizar a integração das regiões produtivas e dos mercados consumidores por meio de soluções intermodais, que façam valer a interoperabilidade entre as ferrovias, implica destravar valor nas cadeias produtivas e fortalecer nossa pauta econômica”, destaca Natália Marcassa, vice-presidente da Rumo.
Já Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial, de Projetos e Planejamento Estratégico da VLI, comenta: “É gratificante para a VLI integrar o fluxo ferroviário mais longo do país, o que reafirma o papel da companhia como parceira do desenvolvimento da logística e da infraestrutura do Brasil”.
“Com a operação, a VLI também mostra que apoia a diversificação de cargas transportadas pelas ferrovias sob sua concessão, bem como a inovação do transporte ferroviário dentro dos modelos regulatórios disponíveis.”
Do primeiro ao último km
A Brado aposta na combinação da eficiência ferroviária para longas distâncias (2.700 km) com a capilaridade e agilidade do transporte rodoviário (first to last mile).
A chegada da operação promete alavancar um novo ciclo de desenvolvimento e oportunidades, especialmente para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, que ganham mais eficiência logística e competitividade.
A capacidade de transportar cargas diversas em contêineres, desde produtos agropecuários até industrializados, reforça a versatilidade da solução. O mercado tem potencial para movimentar cerca de 64 mil contêineres por ano.
Pontas rodoviárias
A operação otimiza o transporte rodoviário em trechos curtos, liberando os caminhoneiros para rotas mais estratégicas e ajudando a suprir o déficit de profissionais no país.
Segundo dados do Senatran, o Brasil perdeu cerca de 1,2 milhão de motoristas habilitados para caminhões nos últimos dez anos, uma redução de aproximadamente 22% entre 2015 e 2025. Nesse cenário, a Brado fortalece sua capilaridade logística na região, assegurando entregas mais ágeis em Imperatriz, o Maranhão, e nas principais capitais próximas, como São Luís, Belém e Teresina.
A Brado, especializada em serviços de logística multimodal em nível nacional, tem estrutura própria composta por 22 locomotivas, cerca de 5 mil contêineres e mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país.
A empresa é dedicada às necessidades dos mercados de importação, exportação e interno, e busca a excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.
Lançada a maior rota ferroviária do país
