Ford F-150 tem oito modos de condução
A Ford não descuida e promove a evolução tecnológica da F-150, sua mais consagrada picape grande. Desta vez, a montadora inclui na modernização uma combinação equilibrada de potência, conforto e economia de combustível, através da oferta de oito modos de condução.
A otimização da condução do veículo é resultado da mais perfeita associação entre a aceleração e a troca de marchas, direção, tração, bloqueio do diferencial traseiro e do controle de estabilidade, ajustados para oferecer a melhor resposta em cada condição
O motorista pode escolher entre oito modos de condução, de acordo com a aplicação a que submeterá o veículo. São eles o modo Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar, que são selecionados por um botão rotativo no painel.
Potência de 405 cv e caixa de 10 marchas
Esses ajustes possibilitam ao condutor chegar ao split ótimo do trem de força da F-150, o que permite a máxima eficiência possível ao veículo. Todas essas adequações permitem que essa picape grande possa ser muito fácil de dirigir.
O motor Coyote V8, de 405 cv, a transmissão automática de dez velocidades e a direção com assistência elétrica progressiva respondem com agilidade em diferentes situações, fazendo o motorista esquecer que está numa gigante com 5,88 metros de comprimento e 1,96 metro de altura.
As duas versões da F-150 vendidas no Brasil, Lariat e Platinum, vêm com os oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Eles são selecionados por um botão rotativo no painel e mudam o comportamento da picape.
Os oito modos de condução ajustam a tração – 4×2 High, 4×4 High, 4×4 Auto ou 4×4 Low –, o bloqueio do diferencial traseiro e o controle de estabilidade para oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem. Imagens no painel digital exibem a configuração ativada.
Cada modo tem sua particularidade
Normal – Sempre que se dá a partida, a F-150 está nesse modo padrão e exibe uma mensagem no painel perguntando se você deseja voltar ao último modo de condução selecionado. Ele traz uma combinação de potência, conforto e economia de combustível que atende a maioria das condições de uso no dia a dia, com tração 4×2.
Eco – Modula a progressão do pedal em acelerações e gerencia a troca de marchas para otimizar a economia de combustível, usando a tração 4×2.
Esportivo – Alonga as trocas de marchas, torna o mapeamento do pedal mais agressivo e a direção mais responsiva, com acionamento da tração 4×4 automática para priorizar a entrega de potência e o veículo acelerar mais rápido.
Escorregadio – Indicado para pisos com pouca aderência, como estradas cobertas de água ou gelo. Otimiza o mapa do pedal do acelerador para uma entrega de torque mais suave, junto com a tração 4X4 automática, e aumenta a sensibilidade do controle de tração e estabilidade.
Neve Intensa/Areia – Aumenta a sensibilidade do acelerador, aciona a tração 4X4 High e o bloqueio do diferencial para otimizar o torque em terrenos com superfícies deformáveis, como areia ou neve macia, em velocidades mais elevadas.