Final do Scania Top Team terá brasileiros

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global disputado por colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, terá mais uma vez a presença de brasileiros na final mundial.
Essa contenda será realizada de 6 a 9 de maio de 2026, na Suécia, matriz da fabricante de caminhões, ônibus e motores. A equipe BTech, da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí, RS, conquistou uma das duas vagas da final regional das Américas, organizada no último sábado, 8 de novembro, na Argentina. Os outros classificados foram os argentinos do time Kamikase II.
O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe.
Mão de obra escassa
O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação da indústria automotiva, da Scania e de sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil. A marca tem cerca de 500 oportunidades de empregos abertas pelo país.
A Casa Scania Brasdiesel de Ijuí chega pela quarta vez à final mundial. Nessa fase do torneio, a BTech competiu com representantes de outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Na final nacional, em junho, o time venceu as outras nove equipes classificadas dentre as 154 inscritas, de todo o país.
Os representantes da BTech são Marcelo Bueno (Team Leader e Mecânico Líder), Jardel Bealozourw Franco (Mecânico de motor), John Maicon Fritz Noronha (Consultor técnico), Carlos Alberto Ceratti (Mecânico Geral) e Kennedy Dessuy Mai (Mecânico de Transmissão). Valdair Junior é o coach.
Atualização
Até aqui foram organizadas quatro estações práticas e uma teórica. As equipes tiveram 20 minutos para a resolução do problema e cada estação valia 50 pontos.
“O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição e um programa de sucesso nos países onde a Scania atua, além de contribuir para a marca como boa empregadora e nos ajudar a atrair profissionais a trabalhar conosco. Estamos com muitas oportunidades de vagas para mecânicos e outros profissionais de serviços em nossa rede de concessionárias”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil e da Scania Academy.


“Em razão disso, valorizamos muito uma competição neste formato para proporcionar uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, buscando novos aprendizados e mostrando o quanto conhecem o produto Scania em detalhes. Eles se tornarão ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes e reciclar seus estudos.”
“Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil que precisam estar sempre atualizados. E a competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, diz Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.
“É especial ter mais uma vez um time brasileiro na final mundial. Além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, a BTech comprova o quanto um bom diagnóstico e a resolução do problema de maneira segura, fazem a diferença.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *