Attivi chega no 2º semestre

Attivi chega no 2º semestre
Empresa já tem seu ônibus elétricos

No 11° Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Hibridos, realizado no São Paulo Airport Marriott Hotel, em Guarulhos, SP, a Marcopolo deu ênfase ao seu primeiro ônibus 100% elétrico, o Attivi, veículo que deve ter suas primeiras 30 unidades produzidas no segundo semestre.

Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, o Attivi é fruto de tecnologias brasileira e internacional: “Nosso projeto envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades”. Para ele, isso permitiu a redução do peso total do veículo, graças a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, tornando o modelo mais leve, de maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno, pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação.

Segundo o executivo, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.

O Attivi vem sendo testado desde 2021, outubro, numa parceria com a Suzantur, na área central de Santo André, SP, em trajeto curto e sem passageiros com objetivo de avaliação de desempenho. Já este ano a empresa concluiu o processo de homologação e realiza agora testes de validação para atender a severidade das ruas brasileiras.

Paralelamente, a Marcopolo desenvolve um modelo de concessionária-padrão para suporte especifico aos ônibus elétricos, além de um plano de atendimento de pós-vendas e peças de reposição para que os clientes tenham uma solução completa, desde a utilização do veículo em suas operações até o sistema de recarga e manutenção das baterias, ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros.

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