Edenred oferece 1001 soluções ao cliente

Edenred oferece 1001 soluções ao cliente

“No Brasil a nossa primeira solução de Mobilidade foi focada na gestão de abastecimento, operada pela Ticket, uma das marcas do Grupo.” O nome era Ticket Combustível. Já era uma ferramenta para as empresas de gerenciar melhor suas despesas com combustível, a solução se tornou tão competitiva que foi exportada para dezenas de países mundo afora nos quais a Edenred opera.

Em meados dos 90, lembra Douglas Pina, diretor-geral da Edenred, chega o GPS, rastreadores e celulares, mas a gestão de despesas com combustível, uma das maiores preocupações de empresas com frotas de veículos, ainda necessitava de mais atenção. Calculava-se que cerca de 50% dos custos operacionais de uma transportadora vinham dos abastecimentos. Tivemos como grande destaque o pioneirismo da versão eletrônica, em cartão.

Com o cartão, um valor pré-determinado podia ser carregado no cartão para uso na rede credenciada, facilitando as operações de abastecimento. Melhorou o monitoramento dos custos com combustível.

Desde então, impulsionamos a modernização da gestão de frotas no Brasil, possibilitando que as empresas acompanhassem de forma detalhada e, em tempo real, os gastos de cada condutor, conseguindo reduzir custos e fraudes, além de oferecer uma rede credenciada e qualificada de postos de combustível.

“Investimos € 2,4 bilhões de euros em inovação mundo afora entre 2016 e 2022. E mais de € 480 milhões só em 2023. Anunciamos a aquisição da Edenred Repom em 2012 para impulsionar nossa solução existente de gestão de frete.”

Já em 2016, aconteceu a aliança da Edenred (Ticket Car) com a Embratec (Ecofrotas) e foi quando avançamos ainda mais em abastecimento e manutenção veicular a partir do nascimento da Edenred Ticket Log.

Evolução contínua

Além do abastecimento, a empresa conecta soluções e avança para a saúde e disponibilidade das frotas, eficiência em custo (negociação com rede própria), qualidade da rede e da manutenção em si (segurança para empresas-clientes) e cuidado com condutores (segurança na qualidade das manutenções) e com o meio ambiente, a exemplo de peças avariadas causando desperdício de combustível, assim como freios, entre outros fatores.

Com a compra da Taggy em 2022, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico no Brasil, a empresa ampliou a oferta para despesas com pedágios, que representam cerca de 10% dos custos operacionais de uma frota, melhorando e agilizando a experiência de trânsito. A combinação de ativos da Edenred Repom com a Pagbem (2023) permite administrar quase 10 milhões de viagens/ano.

Atendendo à crescente demanda das pessoas por flexibilidade e melhor gestão dos processos e experiência do usuário, centralizando despesas de mobilidade e oferecendo um leque de outras possibilidades, incluindo serviços como pagamento de aluguel de bicicletas, de transporte público, viagens individuais por aplicativo, estacionamento, lavagem automotiva, recarga de veículos elétricos, além de pagamento de IPVA e multas.

Mais recentemente, com a aquisição a nível global da Spirii, uma plataforma SaaS sediada na Dinamarca, uma gama de soluções de carregamento de veículos elétricos na Europa ficou disponível. A partir de 2022 o programa de descarbonização de frotas “Move for Good”, apoia as empresas na transição para uma mobilidade de baixo carbono. Nasceu do compromisso do Grupo de ser Net Zero até 2050.

Novas opções

O programa é composto por três pilares: Mensurar & Reduzir, na gestão das emissões e a adoção de melhores práticas para descarbonização de frotas; Compensar & Preservar, para compensar as emissões de gases de efeito estufa que não podem ser reduzidas ou evitadas e o Conscientizar, que incentiva uma cultura de mobilidade sustentável.

O novo aplicativo da Edenred Repom permite pagamento de abastecimento via QR Code. O app facilita a alteração de dados bancários e oferece menu detalhado de extrato, reunindo todas as informações em um único lugar. A Quitação Digital da Edenred Repom possibilita a prestação de contas das viagens via WhatsApp e oferece economia de tempo para o caminhoneiro.

Já a Edenred Mobilidade permite acesso a todos os fatores que impactam o negócio e usuários das nossas soluções, conectando gente, cargas, frotas, dados, gestão e negócios, possibilitando gerar valor para todos.

Hoje a empresa tem mais de 33 mil clientes, uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos e abastecimento de cerca de 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, a Edenred possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.

Hoje os clientes já podem contar com o GoHub, plataforma capaz de integrar e consolidar todas as informações, ferramentas e custos de uma frota, permitindo o gerenciamento da “saúde” da operação através do apanhado de indicadores como custo total, abastecimento, manutenção, pedágio, emissões de CO2, multas, desmobilização da frota, locação, entre outros.

Inteligência artificial

O GoHub utiliza uma moderna tecnologia, que facilita o fluxo de informação, eliminando controles manuais e registros duplicados. O Edenred GoHub foi criado para ajudar o gestor a tomar decisões mais certeiras e rápidas.

A Edenred oferece uma Inteligência Artificial especializada, o TED, que automatiza ganhos e resultados da gestão veicular de forma preventiva, identificando oportunidades e recomendando melhorias em tempo real. A inteligência artificial para frotas foi lançada em 2019 e, na época, contava com dez funcionalidades. Hoje já são 14. Com ela, é possível atingir uma economia de tempo médio de 26 horas mensais e 312 horas anuais.

As recomendações do TED oferecem uma possibilidade de economia média mensal para as empresas de mais de R$ 3 mil, sendo de R$ 880 por semana e R$120 por dia. “Conseguimos oferecer aos nossos clientes um aumento na disponibilidade e segurança com precisão nos indicadores, por meio de dashboard em tempo real, plataforma integrada entre cliente e estabelecimentos, automação dos processos, acompanhamento dos serviços, entre outros”, observa Pina.

Para atendimento aos clientes a empresa conta com rede de mais de 29 mil estabelecimentos espalhados por todo o Brasil, mais de 8 mil oficinas mecânicas, 2 mil estabelecimentos de lavagem e serviços e quase 13 mil autoelétricos, funilaria, usinagem, serviço de guincho, entre outros, espalhados por todo o país.  Destaque para a redução de custos de peças, além de outros tantos serviços.

A EVA Edenred Ticket Log acumula mais de 1.7 milhão de atendimentos até o momento; já contabilizou mais de 90 mil atendimentos por WhatsApp, para pessoas que usam sua solução de mobilidade urbana.  

revtransporte

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