Scania testa ônibus a biogás
O presidente e CEO da Scania América Latina, Christopher Podgorski, participou da entrega de um ônibus movido a gás biometano à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP, onde o veículo fará uma demonstração de um mês por linhas regulares.
O evento ocorreu durante a Datagro – Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23. Na ocasião a montadora apresentou também dois caminhões a gás: o G 410 XT 6×4,o primeiro pesado off-road movido a gás do mundo e o P 280 4×2 o primeiro caminhão coletor de lixo a gás.
Já o ônibus Scania K 280 4×2 entra agora em operação na Rápido D’Oeste, empresa local com mais de 80 anos. Com a bandeira amarela, quase vermelha, levantada para o diesel em razão da Guerra Rússia-Ucrânia, quem animou o debate no painel “Etanol e Biometano na COP26 foi o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Animado, o ministro afirmou que o potencial do biometano a partir dos resíduos não tratados do agronegócio pode substituir 20% do diesel na matriz energética brasileira. “Essa mudança da matriz merece investimentos fortes, como o lançamento de um programa de juros verdes, bem menores que os praticados”, sugere o Ministro, prometendo novidades para o dia 17 próximo. O potencial é grande mesmo. A Scania já vendeu 600 caminhões a gás no Brasil