A Bracell, de Lençóis Paulista, SP, referência na produção de celulose solúvel e especial, investe na consolidação de uma logística de baixo carbono, com a compra de caminhões elétricos de 74 t de pbt. Os dois novos caminhões elétricos vão operar no transporte de madeira e celulose em larga escala.
O teste do primeiro caminhão 100% elétrico de grande porte em operação no Brasil destinado ao transporte de madeira em larga escala é uma inovação para a Bracell e para o setor.
No caso do transporte de celulose, após o sucesso da fase de testes – iniciada em 2023 -, a companhia avança e passa a utilizar o veículo com maior capacidade, reforçando o pioneirismo na adoção de soluções logísticas mais limpas e eficientes.
Agenda 2030
O veículo destinado à operação florestal fará o transporte de toras de eucalipto entre as fazendas e a fábrica da Bracell, num raio de até 100 quilômetros em torno de Lençóis Paulista. O outro caminhão elétrico será utilizado no transporte de celulose entre a mesma unidade fabril e o Terminal Intermodal de Pederneiras.
O projeto totaliza o investimento de R$ 3,5 milhões e integra a estratégia de descarbonização da companhia e reforça os compromissos assumidos com a Agenda Bracell 2030.
Entre as principais metas ambientais, está a redução de 75% das emissões de carbono por tonelada de produto, além da adoção de tecnologias mais limpas em todas as etapas das operações industriais e logísticas.
Sustentabilidade
“Essa é uma inovação que une escala, tecnologia e impacto ambiental positivo. Ao incorporar caminhões elétricos de grande porte à nossa operação, reforçamos o compromisso com a eficiência logística e com a construção de soluções sustentáveis para o setor”, destaque Patrick Silva, vice-presidente de Logística da Bracell.
“Temos orgulho de ser a primeira empresa do setor a conquistar a Autorização Especial de Trânsito (AET) de caminhões elétricos para transporte de madeira e celulose em conjuntos de 74 toneladas no país, o que reforça a priorização pelo bem-estar e segurança dos nossos condutores e das demais pessoas que estiverem nas vias.”
Com autonomia de até 250 quilômetros por carga e tempo médio de recarga de 1h30m, os veículos já estão integrados à estrutura logística da companhia e contam com pontos de recarga instalados na fábrica de Lençóis Paulista. “A operação será monitorada para avaliar ganhos ambientais, operacionais e econômicos, com possibilidade de ampliação da frota nos próximos ciclos”, explica Silva.
Menos CO2 na celulose
A Bracell iniciou o projeto em 2023, quando a companhia se transformou em pioneira no segmento ao adotar veículos pesados com mais de 40 toneladas emovidos a eletricidade para o transporte de celulose.
Após os resultados positivos do primeiro piloto, a companhia avança de forma consistente na eletrificação das operações logísticas, alinhada à Agenda Bracell 2030.
Além disso, reforça seu compromisso com a descarbonização das operações e o enfrentamento das mudanças climáticas, por meio de ações concretas que unem inovação, eficiência e responsabilidade ambiental.
Menos CO2 na madeira
Todos os testes seguem rigorosamente as legislações e normas aplicáveis, atendendo aos requisitos legais de transporte, segurança veicular e saúde ocupacional.
O projeto foi estruturado com base nas melhores práticas e reforça a visão da Bracell de que soluções sustentáveis devem caminhar junto à integridade operacional e ao bem-estar das pessoas e comunidades envolvidas.
A Bracell, segundo seus técnicos, é líder global na produção de celulose solúvel e especial, e se destaca pela expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade.
Atualmente a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil. Uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com
Caminhões elétricos de 74 t no transporte de madeira
