Adubadora Jacto tem motor Cummins

Adubadora Jacto tem motor Cummins

A Cummins Brasil amplia seu sucesso no segmento agrícola com o lançamento da nova adubadora automotriz Jacto Uniport 8030 NPK, equipada com o motor Off-Highway QSB 6.7 com potência de 295 hp a 2200 rpm. O produto fez sua estreia no mercado nacional durante o Show Rural Coopavel.

A escolha do motor Cummins para esta aplicação foi resultado dos esforços dedicados pela empresa ao oferecer no país, a partir do final de 2021, uma nova proposta do QSB 6.7, com mais potência, permitindo que as montadoras do segmento se beneficiem de um motor de alta performance e menor cilindrada.

“No caso da Uniport 8030 NPK, conseguimos com a motorização da linha média equipar a maior adubadora já produzida pela Jacto, com reservatório de 8 m³ de capacidade”, adiciona Tiago Costa, gerente de Vendas da Cummins Off-Highway. 

Grande flexibilidade 

O mesmo motor QSB 6.7 impulsiona a adubadora Jacto Uniport 5030 NPK de 5m³ de capacidade, o que demonstra a flexibilidade das soluções da Cummins e o expertise da engenharia em oferecer motorizações sob medida para as montadoras.

Os avanços do QSB 6.7 também permitiram a entrega de um motor compacto e personalizado. Com alta performance em elevadas rotações e baixo consumo de combustível, o pacote de soluções da Cummins contribuiu com a Jacto em lançar no mercado brasileiro um novo conceito de adubadora automotriz. 

A Uniport 8030 NPK chama a atenção pelo seu layout com motor dianteiro, cabine ampla, para maior conforto do operador, e reservatório com capacidade para 8 m³.  Os principais resultados são o aumento de 60% na capacidade da caçamba e um incremento de 20% na produtividade diária, com qualidade e precisão na dosagem e distribuição de fertilizantes, sejam eles granulados, em pó ou em sementes. 

A instalação do motor na dianteira contou com um processo customizado. “Desenvolvemos uma montagem mais baixa, semelhante a aplicação do setor automotivo, otimizando tubulações do sistema de admissão e escape, tornando também acessíveis os itens de manutenção periódicas como filtros de combustível e óleo”, destaca Andre Selim, líder de Engenharia Off-Highway da Cummins.  

Para o executivo, estas são soluções que fazem parte do nosso conceito de entregar um produto que impacta de forma positiva o cliente, agregando valor ao projeto e trazendo produtividade ao campo, com alta disponibilidade do equipamento em operação.

Controle de rotação

Já o processo de modernização dos equipamentos agrícolas segue em linha com os avanços da eletrônica embarcada nos motores Cummins. Costa acrescenta: “A calibração da interface do motor contou com processos de modernização para perfeita sincronia, por meio de sinais digitais, com a central eletrônica da Uniport 8030 NPK. Com isso, temos um equipamento que opera com condições ideais de performance, otimizando os esforços de tração com o controle automático da rotação do QSB 6.7”. 

Certificado MAR-1 e compatível com Biodiesel (até B20), o motor QSB 6.7 conta com um sistema de bomba de combustível, desenvolvido exclusivamente para o uso industrial, no qual utiliza componentes e materiais que propiciam maior robustez aos efeitos do combustível de origem vegetal, além de um filtro separador de água de alta performance.

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