Aceitação do eActros na Europa é crescente

O cavalo mecânico eActros registra rápido crescimento de vendas e atração de investimentos na Europa. O trator elétrico já circula em mais de 15 países em transportadoras e operadores logísticos de destaque.
Num balanço feito no segundo trimestre deste ano, a Mercedes-Benz Trucks conquistou a liderança do segmento de caminhões pesados de emissão zero naquele continente.
O eActros consegue fazer 1.000 quilômetros por dia em duas viagens com recargas estratégicas e continua ganhando força no segmento. Da Alemanha à Noruega, da Itália à Romênia – nos últimos meses, o modelo elétrico de referência da Mercedes-Benz Trucks foi entregue a clientes em mais de 15 países europeus.
Líder de mercado
O eActros 600 está sendo utilizado em diversas aplicações logísticas, desde o transporte rodoviário de longa distância até tarefas especiais exigentes. No segundo trimestre de 2025, a Mercedes-Benz Trucks conquistou a liderança no segmento de veículos pesados de emissão zero na Europa.
Entre os usuários estão a alemã Logistik Schmitt, que opera cinco novas unidades de um total de 23 encomendadas, ampliando suas operações eletrificadas para o transporte internacional de longa distância.
Na Holanda, o exemplo é a Simon Loos, onde dois eActros 600 começaram a abastecer lojas da rede Lidl. Com autonomia de até 500 km, o modelo substitui o eActros 300, antes usado em rotas de até 300 km.
NaBélgica, as empresas VM-Milktrans e Sovedo Logistics tornaram-se as primeiras empresas belgas a operar o eActros 600, com foco na coleta de leite.


Na Áustria sobressai a Friedl, empresa familiar especializada em transporte refrigerado nacional e internacional, que utilizou o modelo durante a fase de testes. Na França, a Transports Derocq iniciou uma nova fase de mobilidade sustentável com seu primeiro eActros 600.
No Reino Unido, a empresa de entregas Hived expandiu sua frota elétrica com dois dos nove eActros 600 adquiridos. Na Suíça, o Emmi Group opera seu primeiro eActros 600 no ciclo de processamento de leite.
Enquanto isso, na Itália, a Brigo tornou-se a pioneira em transporte totalmente elétrico, depois de receber cinco caminhões (três eActros 600 e dois eActros 300) durante a inauguração do primeiro hub de recarga da Milence no país.
Até 1.000 km/dia
O sucesso do eActros 600 está ligado à autonomia de até 500 km sem recarga intermediária, com pbtc de 40 toneladas. Dependendo do estilo de condução e da rota, essa autonomia pode ser ampliada. Com recargas durante pausas obrigatórias dos motoristas, o cavalo pode percorrer mais de 1.000 km por dia.
Tudo isso graças às suas baterias. São três packs de baterias de 207 kWh cada, com capacidade total instalada de 621 kWh. Essas baterias são de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que oferecem vida útil prolongada e permitem o uso de mais de 95% da capacidade instalada. A montadora garante que após 10 anos, ou 1,2 milhão de km percorridos, a saúde da bateria deve estar acima de 80%.
O eixo elétrico foi desenvolvido internamente, com dois motores elétricos e transmissão de quatro marchas. A potência contínua chega a 400 kW, enquanto a potência de pico alcança 600 kW.
Com semirreboque padrão, a carga útil é de aproximadamente 22 toneladas (na UE), podendo variar conforme a legislação nacional.
A recarga, por enquanto, é compatível com CCS de até 400 kW, mas futuramente será compatível com recarga por megawatt (MCS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *