A vez das motoristas de ônibus no “A voz delas”
Desde 2019 a Mercedes-Benz investe no “Movimento a Voz Delas”, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Ao longo deste período várias atividades ocorreram na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, SP, especialmente para homenagear cerca de 50 motoristas pelo Dia Internacional da Mulher.
Durante todo este mês de março, por exemplo, o Consórcio Mercedes-Benz e os Seguros do Banco Mercedes-Benz oferecem condições especiais para as mulheres do setor de transporte.
Agora nos ônibus
Este ano, porém, com uma importante novidade. Ampliando os horizontes, o programa agora intensifica as ações de engajamento pela causa da igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus. Aquela que têm contato diário com a população.
Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, adianta que nesse primeiro momento, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros.
“Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e qual é a participação das mulheres em suas atividades”, diz Axthelm.
Conhecer para ajudar
Para o executivo, é fundamental conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, como nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois disso, o programa buscará soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros.
“Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus”, acrescenta Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Para marcar a ampliação da atuação do movimento empresa lança uma campanha chamada Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora.