Ampliação de portfólio – A Associação Brasileira de Operadores Logísticos publicou uma nova edição do “Perfil dos Operadores Logísticos”, que destaca o fato de que 64% das empresas do segmento ampliaram seu portfólio de serviços em 2024, oferecendo, em média, mais de 30 tipos de soluções diferentes. A diversificação reflete a evolução das demandas do mercado e o papel estratégico dos OLs para os mais variados setores.
Hoje o trabalho dos operadores logísticos no Brasil vai muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desde a distribuição urbana até as operações de e-commerce, passando por consultoria logística e controle de estoques. E a diversidade de áreas de atuação tem se tornado cada vez mais comum.
Entre as principais atividades realizadas pelas empresas do setor estão o Transporte Rodoviário Fechado (92%) e o Fracionado (81%), que garantem o abastecimento em todo o território brasileiro.
Também se destacam o Armazém Geral (84%) e o Controle de Estoques (68%), fundamentais para a gestão eficiente de produtos, além de Crossdocking (83%) e Picking & Packing (66%), que impulsionam o crescimento do comércio eletrônico.
Já a Consultoria e Projetos Logísticos (57%) evidencia o avanço rumo a operações cada vez mais inteligentes e customizadas. Com essa atuação diversificada, os Operadores Logísticos se consolidam como parceiros estratégicos das empresas de diferentes setores, contribuindo para a eficiência, a inovação e a competitividade da economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *