No final do mês de julho começou a circular um Mercedes-Benz eActros 400, da primeira geração, em operação milk run no transporte de materiais para a área de produção de motores na planta do ABC Paulista. Já no final do mês de setembro, outro eActros 400 da mesma geração, iniciou a rota para abastecer a produção de eixos.
Os dois veículos são seminovos e foram cedidos por empréstimo pela Daimler Truck, que os utilizava na logística de suprimentos em sua fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. Os caminhões elétricos passaram por adequações técnicas para as características de operação da fábrica de São Bernardo do Campo e os motoristas da empresa prestadora de serviço passaram por treinamento de condução, operação e segurança.
“Essa iniciativa representa o compromisso da nossa Empresa em fortalecer o conhecimento em mobilidade elétrica e o interesse contínuo em aprender e evoluir com soluções sustentáveis”, ressalta Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
“Além disso, nos alinhamos a uma iniciativa da Daimler Truck, que utiliza caminhões elétricos na logística de suprimentos em sua fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha.”
Abaixo o CO2
Erica observa ainda: “O sucesso dessa iniciativa é resultado de um planejamento cuidadoso e colaborativo entre diversas áreas, desde julho do ano passado, com intensas negociações com a planta de caminhões em Wörth, até a chegada dos veículos ao Porto de Santos, passando por inspeções técnicas, treinamentos operacionais e adaptações nas rotas internas”.
O cronograma envolveu uma série de ações importantes para garantir que os eActros estivessem preparados para operar com eficiência a partir de julho na operação.
A adoção dos caminhões elétricos não só contribui para a redução do impacto ambiental, mas também estimula o desenvolvimento de tecnologias limpas e eficientes. No caso em questão, alinhando-se às demandas globais por práticas mais responsáveis e ao compromisso da indústria com a transição energética, a consolidação dos dados por ano deverá levar à diminuição de 17 t de CO2/ano.
600 viagens/mês
As duas rotas escolhidas inicialmente para a operação dos eActros 400 demandam, em conjunto, um volume mensal de aproximadamente 600 viagens, o que significa uma média de 30 por dia útil em dois turnos. Os dois caminhões e cada motorista são monitorados pelo sistema de telemetria FleetBoard, exclusivo serviço de gestão de frota da Mercedes-Benz oferecido a clientes no mercado brasileiro.
“Pelas nossas estimativas, com esses dois veículos em operação, deixaremos de emitir anualmente cerca de 17 toneladas de CO2e na atmosfera, contribuindo para a preservação ambiental, proporcionando ganhos para a sociedade como um todo”, diz Erica.

“Outro ponto muito importante é a redução de custos da operação, tanto no que se refere ao consumo de energia na recarga das baterias em relação ao consumo de diesel, como em manutenção dos veículos. “
Ela lembra ainda que a substituição de caminhões a diesel por elétricos nessas atividades milk run traz ainda mais ganhos para a operação. “Nas duas rotas somadas, chegamos e percorrer 1.572 km/mês, o que nos trará uma redução significativa no consumo de diesel”.
Confortável
O motorista Wellington da Silva Correira, observa: “Desde o primeiro dia, percebi uma grande diferença. O veículo é silencioso, tem respostas rápidas e oferece muito mais conforto durante a condução. Feliz de saber que estamos contribuindo para reduzir a emissão de poluentes. Me dá orgulho fazer parte dessa mudança. Uma melhoria que mostra o compromisso da Empresa com a inovação e a sustentabilidade para toda a área de Logística. Acredito que isso vai facilitar o nosso trabalho no dia a dia, trazendo mais eficiência, segurança e um futuro melhor para todos nós”.
As novidades da Mercedes-Benz não estão sendo testadas apenas em “casa”. A empresa conduz testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como Fuso eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do seu portfólio global.
Os testes estão sendo realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), em suas rotas regulares.
“Nossa companhia já tem 11 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como Fuso eCanter na Ásia. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”, destaca Jefferson Ferrarez, VP de caminhões.
Mercedes-Benz testa novas possibilidades
