A Cummins Brasil amplia seu portfólio para veículos fora de estrada com o lançamento do novo eixo tandem MT 38-610, desenvolvido para aplicações severas em mineração.
A capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e pbc – peso bruto combinado de até 150 toneladas, o modelo representa uma nova geração de soluções voltadas ao segmento fora de estrada.
O eixo MT atende a uma necessidade operacional cada vez maior nas aplicações fora de estrada, que exigem robustez e alta capacidade para operações severas de mineração.
Entre esses está o transporte de materiais entre áreas de escavação e processamento, em terrenos irregulares e sem infraestrutura viária. Operações exclusivamente off road, como a de veículos canavieiros e madeireiros.
Testes extensivos
“O projeto mescla componentes já consagrados, como a redução nos cubos, a novos conjuntos dimensionados especialmente para essa carga — com destaque para a adoção de cinco planetárias por cubo de roda, o que permite maior distribuição de torque e menor esforço individual por engrenagem, elevando a resistência e a durabilidade sob condições extremas”, explica Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil.
A validação do eixo incluiu mais de 80% dos testes realizados no Brasil, na unidade de Osasco, SP, com otimizações no Laboratório de Ensaios Mecânicos para suportar as exigências e padrões de qualidade. Outros testes complementares foram realizados nos Estados Unidos.
O eixo foi projetado para ser montado na própria planta de Osasco, sem necessidade de grandes adequações industriais, com aproveitamento da linha de eixos com redução no cubo já existente.
Fixação por parafusos
A montagem inclui uma fase inicial de preparação dos conjuntos e utiliza peças com elevado percentual de conteúdo local estimado em que reflete o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais.
Os componentes nacionais incluem as carcaças dos eixos (anterior e posterior), caixa das engrenagens do cubo de roda, tambor de freio, freios, câmaras de freio, suportes das câmaras e itens de fixação como parafusos, porcas e arruelas.
Para suportar o aumento de carga, o eixo MT 38-610 apresenta um novo conceito de fixação, no qual o componente da extensão da carcaça em que é montado o cubo de rodas, é parafusado tanto à carcaça como no freio, formando um conjunto rígido e reforçado.
Em substituição à configuração tradicional de pinos e prensagem. A solução foi inspirada em práticas já consolidadas no exterior e permite ganhos em robustez e flexibilidade de projeto, sem comprometer a confiabilidade.
Três relações
A Cummins desenvolveu o eixo para operar com três diferentes relações de redução: 5.41, 6.18 e 7.21, ampliando a versatilidade de aplicação conforme a exigência da operação.
Desenvolvido com foco em robustez e alta capacidade, o eixo MT 38-610 amplia as possibilidades de aplicação em diferentes configurações veiculares voltadas ao transporte em ambientes severos como aplicações de mineração.
Cummins lança eixo de 38 toneladas
