As forças que salvam vidas estão em Goiás
Até o início de novembro o projeto #UnindoForças continua em Rio Verde, GO, desde vez no Posto Campestre, na BR-060, km 388. A carreta troca o Sest/Senat da cidade para estacionar no pátio do posto com gestão médica do Einstein e funcionando de segunda a sexta-feira, no atendimento a motoristas que estejam de passagem pela cidade goiana.
O procedimento dos serviços aos motoristas que visitarem a carreta inclui uma triagem para medição de altura, peso, sinais vitais e temperatura. Eventualmente podem passar por exames de eletrocardiograma, exames laboratoriais e tomografia.
Nesta segunda fase em Rio Verde a expectativa é que 24 motoristas sejam atendidos diariamente. Todos os profissionais de saúde da unidade – enfermeiros, técnicos de enfermagem e analistas de laboratório – são do Einstein. Após a divulgação dos resultados da triagem, os motoristas são encaminhados para uma sala, onde passam por consulta, de forma virtual, com um clínico geral ou cardiologista.
Diminui filas do SUS
Além do apoio e orientação aos motoristas que rodam pelas estradas brasileiras, o projeto oferece suporte a ações de saúde que visam reduzir as filas do SUS – Sistema Único de Saúde, e ainda apoiar a vacinação da população em geral.
Para Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, e a madrinha do projeto das Unidades Móveis de Saúde, essa atuação ao longo do território brasileiro e a própria diversificação dos atendimentos e especialidades médicas oferecidas à população reforça a atuação da empresa no âmbito social.
“O projeto nasceu com a intenção de construir pontes entre os diversos personagens da sociedade, para unir forças que nos levam para o desenvolvimento social. Estamos colhendo resultados fantásticos”, diz Pfeffer.
“Estamos completando 1 ano e meio do projeto com atuação nacional. Os nossos colaboradores têm muito orgulho de uma ação como essa, que vai muito além do próprio negócio da empresa, totalmente voltada ao objetivo de atuação ESG do Grupo Daimler Truck globalmente.”
A iniciativa da Mercedes-Benz integra uma carreta de 72 m² e 15m de comprimento, tracionada por um cavalo mecânico Mercedes-Benz Actros. São dois consultórios para avaliação, salas de triagem, coleta de exames, laboratório e tomografia computadorizada.
A ação, liderada pelo Einstein, com suporte da Mercedes-Benz, teve início em Itabira, MG, depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, para o atendimento aos caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa.
Criado em março de 2021, o projeto conta com 8 carretas e 2 ônibus rodando pelo País. Até agosto deste ano, mais de 569.000 procedimentos foram realizados para mais de 282.000 pacientes, além da aplicação de 92.000 vacinas. O projeto já chegou a mais de 90 cidades dos quatro cantos do País, rodando mais de 50.000 km. Os investimentos do governo alemão foi de 4,5 milhões de euros.